sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Novo acordo ortográfico....

O Primeiro dia de Escola....

O irmão de Inês consegue convencê-la de que na escola as refeições são servidas em pratos comestíveis. E de vários sabores. “Os pratos sabem a chouriço, a mortadela, a queijo frito, a arroz-doce, a gelatina de morango e a chocolate. Os que sabem a chocolate só se comem em dias especiais.” Esta é uma de várias “aldrabices” que o rapaz, de nome António, inventa para apoquentar a irmã, ansiosa por se estrear na escola no dia seguinte. Será o avô que a irá sossegar ao contar-lhe como viveu esse dia muitos anos antes.
António Mota encontrou uma forma comovente de valorizar a escola como lugar não apenas de conhecimento, mas de sementes de amizade e futuro. Em várias gerações. As ilustrações de Paulo Gailindro (e dos seus filhos: Miguel, quatro anos, e João, dez) tornam o ambiente do livro ainda mais feliz.
Porque é bom andar na escola.



Aquilino Ribeiro Intemporal....

Está de volta o livro infantil em verso de Aquilino Ribeiro, com ilustrações de Maria Keil.
Foi a última obra publicada em vida do autor, contendo material inédito.
"Conjunto de lengalengas e toadas infantis em prosa rimada, de características muito rurais, destinadas à sua neta: Mariana.

A memória do narrador oferece imagens marcantes como o despertar da Natureza numa manhã de sol, a confecção do pão, os ovos da galinha pedrês, o canto do rouxinol, a beleza do prado na Primavera, a raposa, o burro a caminho do mercado, os bezerros que pastam no lameiro, o arraial popular, a joaninha, a liberdade que se respira no campo, o apanhar grilos, o ir aos ninhos e enriquece-as com rimas infantis que conhece.
A partir da comparação da vida com um rio, fala-nos da chuva, da neve, da caça, do trabalho do pastor e recorda fábulas, a Nau Catrineta e outras histórias da sua infância."