O estudo que apresentei para apreciação constituiu a objectivação de um processo de construção cooperada de mudança de práticas com diferentes protagonistas que no seu conjunto contribuíram para a construção de um percurso de aprendizagem.
Neste processo quero agradecer a todos, e foram muitos, os que para ele contribuíram. Algumas pessoas tiveram um papel mais particular e a essas quero dirigir um agradecimento especial.
À Mestre Maria Figueiredo…. Minha Obi Wan Kenobi… pelo desafio, por acreditar em mim, por acreditar na Educação Pré-Escolar, pela orientação, disponibilidade e apoio que em momentos decisivos tornaram possível a continuidade deste percurso, por me fazer sentir especial….
Ao Mestre Nelson Gonçalves, pela amizade, pela maneira serena como aborda as diversas questões, pelas apreciações construtivas, pelas importantes reflexões…
À Anabela, pela partilha, pela amizade, pelas lágrimas, pela força, pelas conversas em viagem, por estar sempre disponível …
À Teresa Filipe, por aceitar ser a minha companheira de videoconferência, por aceitar comigo este desafio e pelos ensinamentos em diferentes momentos…
À Sandra, pela amizade, por todos os momentos e pela capacidade de me fazer pensar …
Às crianças do Jardim-de-Infância do Seixo que colaboraram neste estudo, não só pelo entusiasmo e alegria que puseram na realização deste projecto, mas também por me terem ensinado o quanto a sua "voz" é essencial para se realizar aprendizagens com autonomia e protagonismo...
À Ana Maria, aos Encarregados de Educação e Comunidade em Geral, pelas iniciativas no apoio a este projecto.
À minha mãe, por ter estado sempre carinhosamente presente e por me ter substituído em tantos momentos e tarefas que, também, eram minhas.
Ao meu pai, à minha irmã e aos meus sogros pela paciência e apoio nos momentos mais difíceis.
Ao Rui, pelos abraços, pelo amor, pela força, por acreditar que conseguiria chegar ao fim.
Ao Tomás e Madalena, pelo tempo que não passámos juntos e pelos sorrisos compreensivos.
A todos os que não mencionei, mas não menos importantes, que de alguma forma contribuíram para a concretização deste trabalho.
Muito obrigada!
"(Pré) ferência" - Potencial de aprendizagem das videoconferências na educação pré-escolar foi defendido no dia 16 de Julho de 2011.
Avaliado por unanimidade com 18 valores, promete ser o ínicio de um capitulo de um livro encantado, onde a participação, a autonomia, o protagonismo e a sensibilidade da voz das crianças estará sempre na linha da frente.
Parabéns, mais uma vez, Grande Mulher!!!!! =)))) <3<3<3
ResponderEliminarOlá Cati!
ResponderEliminarMuitos parabéns pelo mestrado e pela grande profissional que és!
Bjs
Bela