Com a lengalenga popular
Em Penacova há uma casa
Dentro da casa está uma mesa
Em cima da mesa está uma gaiola
Dentro da gaiola está um ninho
Dentro do ninho está um ovo
Dentro do ovo está um passarinho
Deixa-o no morno
E dá-lhe pãozinho.
Realizámos várias atividades no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita
Ditado Gráfico
Divisão Silábila
Consciência Fonética
Pictograma
Mapeamento de Palavras
Rimas e novas lengalengas
Divisão Silábila
Consciência Fonética
Pictograma
Mapeamento de Palavras
Rimas e novas lengalengas
Um projeto que durou uma semana com propostas e trabalhos realizados em par.
A aprendizagem da linguagem escrita em crianças de idade pré escolar, parece requerer capacidades
explícitas de análise da fala, nomeadamente o facto de serem capazes de perceberem que as palavras orais
são constituídas por uma sucessão de componentes fónicos, os quais são as unidades representadas pelo código alfabético.
Tendo em consideração o princípio geral descrito nas Orientações Curriculares para a Educação Préescolar
(1997), que
“A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário” (p. 15)
e tendo como referência que um dos objetivos da pré escolar é desenvolver a expressão e comunicação
através de “linguagens múltiplas como meios de relação, de informação” (Ministério da Educação, 1997, p.
21), consideramos essencial desenvolver um trabalho diversificado com as crianças neste domínio,
sobretudo na vertente do desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem escrita.
Deste modo, são muito reconhecidas as preocupações que os educadores, manifestam no que diz respeito
à promoção de um desenvolvimento da linguagem oral na criança.
explícitas de análise da fala, nomeadamente o facto de serem capazes de perceberem que as palavras orais
são constituídas por uma sucessão de componentes fónicos, os quais são as unidades representadas pelo código alfabético.
Tendo em consideração o princípio geral descrito nas Orientações Curriculares para a Educação Préescolar
(1997), que
“A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário” (p. 15)
e tendo como referência que um dos objetivos da pré escolar é desenvolver a expressão e comunicação
através de “linguagens múltiplas como meios de relação, de informação” (Ministério da Educação, 1997, p.
21), consideramos essencial desenvolver um trabalho diversificado com as crianças neste domínio,
sobretudo na vertente do desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem escrita.
Deste modo, são muito reconhecidas as preocupações que os educadores, manifestam no que diz respeito
à promoção de um desenvolvimento da linguagem oral na criança.
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